Betta Brasil WebSite

Apresentação da Espécie
Aquarismo Elementar
Artigos
Faça Você Mesmo
Genética da Espécie
Manejo
Micro-organismos

FanPage Facebook
Fotos (Galeria Picasa)
Loja Virtual
Vídeos

Contatos



Bettas butterfly


O Butterfly (BF) é sem duvida um dos padrões mais charmosos que foram aperfeiçoados ao longo dos anos de trabalhos genéticos realizados sobre os Bettas.

Originalmente o padrão surgiu em uma linha de Bettas vermelhos que ao longo de vários cruzamentos iniciaram um processo de descoloração no fim de suas nadadeiras, esse processo não foi intencional e causou incomodo aos criadores. As nadadeiras ficavam cada vez mais brancas e as vezes com aspecto transparente, inicialmente esse fenômeno foi tratado como uma falha genética grave pois a visão de um peixe totalmente sólido era o ápice de excelência da época e qualquer linha que fugisse disso era trabalhada para se tornar sólida novamente ou simplesmente descartada.

Muitos criadores que tiveram o aparecimento do BF em suas linhas simplesmente as abandonavam e isso causou durante muito tempo uma repulsa sobre a característica. Ao longo dos anos o aparecimento do BF se tornou frequente e é preciso que se afirme aqui: "Não é a natureza que tem que se adaptar ao gosto dos homens mais sim os homens a natureza". Se o Butterfly é inevitável porque não trabalha-lo e vê onde ele pode nos levar!

Apesar de ser dominante como todas as outras características quando não trabalhada corretamente aparece de maneira desordenada nas ninhadas podendo alguns Bettas já apresentarem um BF desde pequenos e outros só demostrarem após a idade adulta e é por isso que muitas vezes o padrão é confundido com uma marmorização.

O aparecimento do BF não é algo que se restringe apenas as cores sólidas, os Dragons de vários tipos também podem demonstra-la pois é uma mutação genética que independe da linha. Ressalto aqui a necessidade de um trabalho genético sério em torno dessa característica que já foi tão discriminada no passado. Hoje lentamente a obsessão por Bettas sólidos está dando lugar a trabalhos sérios e realmente bons usando linhas que possuem BF e outras características como a No mask.

Foto: Amanda Santos / Betta Red gold Dragon BF
Foto: Amanda Santos
Betta Red gold Dragon BF


Padrão em Julgamento

Usando os critérios do IBC (International Betta Congress) Os Bettas que apresentam BF devem competir na categoria de Bicolores

Um Betta com BF é dito dentro dos padrões do IBC quando apresenta as seguintes características:

  • A faixa que descreve o BF deve ser nítida e ter um contraste marcante com a cor do corpo, dividindo as nadadeiras ao meio, ou seja, 50% das nadadeiras: caudal, anal, ventral e dorsal.

  • A linha que divide o BF do resto das nadadeiras deve ser reta e descrever um contorno oval em torno do peixe, se a cor das nadadeiras se infiltra no BF isto é considerado pelos critérios de julgamento como uma falta leve.

Foto: www.siamimbellis.com
Foto: www.siamimbellis.com


Um Betta Nacionalista

Com o passar dos anos muitos criadores asiáticos iniciaram o processo de seleção e aprimoramento da característica e nos dias atuais podemos ver belos BF em todos os tipos de cauda. O trabalho genético sobre os Bettas borboletas está resultando em trabalhos dignos de premiações e aqui destaco o Bandeira Tailandesa. Um Betta nacionalista desenvolvido pelos tailandeses por volta do ano 2004 e que tem em sua configuração de cor as cores da Bandeira Tailandesa, notem que aqui o BF é duplo e em cor branca fazendo um contorno ao redor do corpo azulado e no fim das aletas outro BF em cor vermelha. Uma perfeita combinação de maestria e domínio das técnicas genéticas fez de uma característica que já foi considerado uma praga algo totalmente aceitável e belo.

Betta nacionalista



Amanda S. Santos (Horizonte Bettas)
horizonte_betta@hotmail.com
Graduando em Física pela UFPB, Técnica em Edificações pelo IFPB. Criadora/hobbysta de Bettas de linhagem desde 2009, com interesse na área de genética e comportamento do Betta splendens, membro do CEA - Centro de Estudos para Aquariofilia, membro de fóruns nacionais e internacionais sobre o assunto. Apaixonada pelo aquarismo, sobre tudo, aquários plantados.


Publicação: 12/02/2012


Última Atualização: 21.11.12 9:57

<< Imprimir >>


© 2007~2014 - Todos os direitos reservados ao Betta Brasil WebSite